Evento Público

IVDP – Instituto de vinhos do Douro e Porto, I.P

Port Wine day®

Desafio

O IVDP, I.P. Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto lançou-nos o desafio de desenvolvermos o projeto de imagem e eventos para a marca Port Wine day®. O briefing sublinhava o desafio e a importância de manter a projeção da qualidade, história e posicionamento do Vinho do Porto, mas acrescentar modernidade, dinâmica e alargamento de consumo a novos públicos mais jovens.
Para o evento, o objetivo é que fosse estendido a um conjunto de eventos desenhados para cada um dos targets identificados.
Um grande encontro de especialistas, jornalistas, produtores, empresas e apaixonados pelo vinho do Porto.

Abordagem

Realçando as raízes da produção do Vinho do Porto, integramos no logotipo a imagem dos socalcos do Douro mas modernizada, fresca e mais direcionada ao target. O materiais desenvolvidos agregavam, na comunicação, mais dinâmicas e design, com criatividade focada do no público. Quanto à conceção dos eventos foram criados 5 eventos direcionados ao target, todos com foco no objetivo inicial. Contagiar a Cidade - O programa Contagiar a Cidade levou o Port Wine day® a toda a gente! Desafiámos bares, restaurantes e caves a juntarem-se a nós nesta celebração do vinho do Porto. Jantares Vínicos - As empresas de Vinho do Porto, em parceria com restaurantes, promovem jantares com um menu especial, inspirados e harmonizados com Vinho do Porto. À Mesa com Porto - No Porto e no Douro, uma rota de Gastronomia com vários restaurante onde foi possível experimentar um prato especial servido com Vinho do Porto. Port Wine night – Um dia em que a festa do Vinho do Porto se estendeu a uma rota de bares na Baixa da cidade do Porto onde foi servido um cocktail especial com Vinho do Porto.

Port Wine day® Sunset Party – Uma festa ao Vinho do Porto, com música, animação e várias surpresas à volta do Vinho do Porto. Um evento aberto ao público com a presença de vários produtores com provas diretas ao público. Foram desenvolvidas parcerias estratégicas como foi a apresentação de uma harmonização de Pizza Napolitana com Vinho do Porto. Sob a assinatura “Pizza Napoletana joins Port Wine day”, Antonio Mezzero, o pizzaiolo napolitano, esteve no Jardim das Oliveiras com três pizzas que Bento Amaral, Diretor dos Serviços de Certificação do IVDP, harmonizou chegando às combinações: Pizza Passione com Porto Reserva Tawny, Pizza Qualità com Porto LBV, Pizza Arte com Porto Branco. Foi incluída uma ação de street art com intervenções, em direto e em tempo real, de Daniel Eime e Gustavo Mesk.

Ao longo de várias edições conseguimos, mantendo a projeção da qualidade, história e posicionamento do Vinho do Porto, desenvolver vários eventos com modernidade e dinâmica, alargando, efetivamente, o consumo a novos públicos mais jovens.